domingo, 20 de janeiro de 2013

CAOS EM MARACAÍ: CADÊ O DINHEIRO DA SAÚDE, BETE E HEBER?


 

A população regional tomou conhecimento do caos enfrentado por Maracaí depois que a TV TEM, cumprindo seu papel informativo, noticiou o caos em que a cidade se meteu ao receber a “herança” legada pela dupla Bete & Heber – ex-prefeita (PMDB) e ex-vice prefeito e ex-secretário de educação (PT). Apenas para nos limitarmos à questão da saúde, o problema é tão grave que, segundo informações deste “O Regional”, publicadas na última edição, das nove ambulâncias, apenas duas funcionam. Filas enormes de exame, falta de remédios e médicos com pagamentos atrasados são apenas algumas das calamidades que o prefeito Eduardo Correa Sotana enfrentará nos próximos meses.

 

 

Carlos Pinheiro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Assis (SP), declarou em entrevista aos principais meios de comunicação da região que o ex-prefeito Ézio Spera não pode assumir a culpa sozinho pela dívida de mais de vinte milhões de reais deixada ao sucessor. De acordo com o presidente da OAB, secretários e demais auxiliares também deverão ser responsabilizados.

 

 

Considerando a linha de raciocínio de Carlos Pinheiro, a ex-prefeita de Maracaí não pode ser responsabilizada sozinha pelo caos financeiro, administrativo e gerencial. Entre seus auxiliares diretos, também devem entrar na dança o ex-secretário da educação e ex-vice-prefeito Heber Ricardo da Silva (em diversas entrevistas à rádio comunitária Karisma FM enfatizou que, diferentemente da administração anterior, ele e a prefeita compartilhavam das decisões gerenciais, nos levando a crer que ele, o ex-vice-prefeito, tinha conhecimento da enrascada que afundou a cidade) e o sobrinho da ex-prefeita, João Wilson de Carvalho Paduanello, secretário da saúde durante os quatro infrutíferos anos da gestão da tia e ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde.

 

 

Injustamente durante a presidência do sobrinho da prefeita no Conselho Municipal de Saúde, a plenária aprovou regulamento que proibia a filmagem das reuniões. Recebemos a informação com desconfiança, pois, se as reuniões do Conselho Municipal de Saúde tratavam da aprovação de contas públicas, por que as reuniões tinham de ser escondidas?

 

 

As respostas vieram em seguida com a chuva de denúncias de irregularidades, da descoberta de ilegalidades e, principalmente, de Ações Civis Públicas movidas pelo Ministério Público contra atos de improbidade administrativa da ex-prefeita. Apesar de, até agora, a prefeita levar o abacaxi sozinha, as pessoas que compunham – ou compõem – o Conselho Municipal de Saúde – entre elas, o sobrinho da prefeita, os representantes da secretaria de educação, do Núcleo da Terceira Idade, da Associação de Moradores de São José das Laranjeiras, da Frente de Assistência Social, da Associação de Deficientes de Maracaí, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, do Hospital, da Associação de Combate ao Câncer – também devem responder administrativa e judicialmente.

 

 

Por que os representantes da sociedade no Conselho Municipal de Saúde não denunciaram as irregularidades que hoje nos levam ao caos? Podem até dizer que não entendiam o que estavam fazendo no Conselho, mas se não entendiam, por que se meteram a fazer o que não sabiam? E, aos que compreendiam o que estavam fazendo, por que não denunciaram o que estava errado? Pelo sim, pelo não, em caso de denúncia ao Ministério Público, a ex-prefeita, eventualmente condenada em instâncias administrativas ou judiciais, deve ser acompanhada de seus auxiliares e dos membros do Conselho Municipal de Saúde que aprovaram, entre outras, as finanças do hospital.

 

 

Concluo com pergunta simples: onde foi parar o dinheiro da saúde, Bete & Heber?

 

***

 

Na próxima semana, vamos falar do Hospital de Maracaí.

 

 

Vicentônio Regis do Nascimento Silva (www.adpcim.blogspot.com) é presidente da Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí (ADPCIM).

 

*Publicado originalmente em O Regional (Tarumã – SP) de 19 de janeiro de 2013.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário